Casa Paulista entrega 169 moradias para famílias de Cerqueira César

Na quarta-feira (18/12), o Programa Casa Paulista entregou 169 residências no Conjunto Habitacional Luiz Ariosto Cinto, em Cerqueira César, na Região de Sorocaba. A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) investiu R$ 34 milhões na construção do empreendimento.

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, destacou sua participação na formulação do plano de governo atual e enfatizou os objetivos estabelecidos para a habitação.

“O governador expressou o desejo de realizar o maior programa habitacional da história do estado de São Paulo”, ressaltou. “A CDHU sempre foi ativa e presente no Estado, mas Tarcísio de Freitas queria mais. A meta era entregar 200 mil unidades habitacionais durante a gestão”, lembrou. “Estamos cumprindo esse plano e concluindo a entrega de 50 mil unidades em dois anos de gestão”, informou, desejando felicidade aos contemplados em suas novas moradias e reforçando o apoio do Governo Estadual.

Amanda Fernandes, de 31 anos, celebrou a conquista da casa própria ao lado de seu marido, Marcelo Aparecido Fernandes, de 35 anos. “Sem a ajuda da CDHU, não teríamos conseguido. Enfrentamos muita burocracia, e a CDHU facilitou o processo para realizarmos o sonho da casa própria”, afirmou.

Marcelo compartilhou da emoção e já vislumbra a segurança que poderá proporcionar para suas filhas Isadora, de 2 anos, e Maria Clara, de 11. “É uma alegria imensa, quase inacreditável. Pensar em nossa nova casa traz uma sensação de acolhimento, tranquilidade e paz, sabendo que agora moraremos em nosso próprio lar. Daqui para frente, é uma nova vida, com a segurança de termos um porto seguro para a família”, afirmou.

Vitória e Victor Camargo são pais do pequeno Daniel, de apenas 6 meses, e também comemoraram ao receber as chaves do novo imóvel. “Estamos muito felizes. É uma emoção imensa termos conquistado essa casa. Estamos ansiosos para iniciar essa nova etapa. Antes, pagávamos aluguel, e agora teremos mais segurança. Só há felicidade”, afirmou Vitória. “Agora podemos oferecer um futuro melhor para nosso filho”, concluiu Victor.

As residências possuem dois quartos, sala, cozinha, banheiro e lavanderia, totalizando 43 m² de área construída. As unidades contam com piso cerâmico, azulejos no banheiro e cozinha, cobertura em estrutura metálica e sistema de energia solar fotovoltaica, garantindo economia na conta de consumo e sustentabilidade.

O empreendimento é fruto de uma parceria com a Prefeitura de Cerqueira César, que cedeu o terreno. A CDHU responsabilizou-se pela contratação da construtora e por toda a infraestrutura, incluindo redes de abastecimento de água e coleta de esgoto, drenagem, pavimentação asfáltica, urbanização, iluminação pública e rede elétrica.

As famílias beneficiadas foram selecionadas por meio de sorteio público. O financiamento das residências segue as diretrizes da Política Habitacional do Estado de São Paulo, que oferece juros zero para famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos. Desta forma, as parcelas permanecerão praticamente constantes ao longo dos 30 anos, com correção monetária baseada no IPCA – índice oficial do IBGE.

O valor das parcelas é calculado com base na renda familiar, não comprometendo mais de 20% dos rendimentos mensais. Em Cerqueira César, 96% das famílias que receberam as chaves das residências têm renda de até cinco salários mínimos. A menor parcela tem o valor de R$ 282,40.

Deixe um Comentário